CURIOSIDADES

Por que os fogos de artificio explodem em cores diferentes?

Quando os fogos de artifício são produzidos, o fabricante deve escolher a cor desejada, e para isso mistura à pólvora compostos de determinados elementos químicos.
No momento da explosão da pólvora, a energia gerada vai fazer com que os elétrons mais proximos ao núcleo (com menor energia), se dirijam a níveis com maior energia, mais distantes do núcleo. Ao retornarem aos níveis iniciais, com menor energia, a energia que foi absorvida é liberada, emitindo a luz colorida.
Para a mistura funcionar, sais provenientes de diferentes metais são adicionados à pólvora, de modo que no momento da explosão uma cor seja produzida. A tonalidade varia de acordo com o componente.

 Sais de sódio como NaNO3, Na3AlF6 e NaCl – Produzem coloração AMARELA                                                      

Sais de cobre como CuCl e Cu3As2O3Cu(C2H3O2)2- – Produzem coloração AZUL
                                                      
 Sais de lítio como Li2CO3 - Produzem coloração VERMELHA
                                                      
 Sais de bário como Ba(NO3)2 e BaCl+ – Produzem coloração VERDE
                                                            Mistura de sais de estrôncio e cobre – Produzem Coloração LILÁS
                                                                Mistura de sais de alumínio e magnézio – Produzem coloração BRANCA e PRATA
                                                         


Porém vale ressaltar que a manipulação de fogos de artifício requer medidas extremas de segurança, pois o seu uso inadequado pode resultar em acidentes com queimaduras graves ou sérios danos materiais. 


 Por que quando enchemos um balão com o ar dos pulmões ele não sobe?

 Geralmente quando enchemos um balão de assopro na rua com o vendedor de balões, ele é preenchido com gás hélio, que é mais leve que o ar atmosférico que circunda o balão externamente, assim o balão sobe quando é solto. Quando enchemos o balão com o ar de dentro dos pulmões o estamos enchendo com o gás carbonico, que é mais pesado que o ar atmosferico, dessa forma o balão cai ao chão quando é solto das mãos.







O que aconteceu com o SBT no Ceará?




Como já é do conhecimento da poupalção, na madrugada do dia 1 para o dia 02 de abril a tv jangadeiro que era afiliada do sbt no estado do Ceará passou a transmitir a programação da tv Bandeirantes, com isso o sbt ficou indisponivel em praticamente todo o estado do Ceará, que corresponde a 8% do território brasileiro, porém no mesmo dia 02/04 surge na cidade de Sobral uma nova emissora de TV (Nordestv), a nova afiliada do sbt no estado. No triangulo Crajubar a situação do sinal do sbt ainda está indefinida. Algumas noticias que correm na internet dão conta de que a Nordestv seria sintonizada no canal 55, que já foi submetido a testes transmitindo a Jangadeiro/sbt simultaneamente com o canal 06, mas outras noticias que também correm na internet afirmam que a Jangadeiro/Band migraria para o 55 e o sbt voltaria para o 06 com sinal direto do satélite, deste modo a repetidora do canal 06 ficaria sob a tutela da prefeitura de Juazeiro. Durante 10 anos (1988-1998) a emissora do Silvio Santos foi transmitida por uma repetidoa independente pertencente a secretaria de comunicação de Juazeiro, a então afiliada do sbt no Ceará, a tv Cidade de Fortaleza, só cobria a região metropolitana. Com a expansão do sinal da TV record para o estado do Ceará a TV cidade se afiliou a rede de Edir Macêdo e o sbt para não ficar sem sinal em Fortaleza e arredores se afiliou a TV Jangadeiro no dia 01 de Janeiro de 1999. Com a migração do sbt para a jangadeiro a administração municipal da terra do Padre Cicero cedeu o tranmissor que antes era do sbt/rede para a Jangadeiro/sbt. Independente do que realmente venha a acontecer o canal 55 encontrase fora do ar aguardando a autorização da anatel para entrar no ar.

 

 A Nordestv que estreou no dia 02/04 tem estado operando em caráter experimental e está com a geradora na cidade de Sobral e mais três repetidoras no Ceará, sendo uma em Fortaleza (canal 27) outra em Canindé (Canal 11) e a terceira em Aurora (Canal 05) . A inauguração oficial da Nordestv será no dia 05 de julho, aniversário da cidade de Sobral, e no dia seguinte 06/07 será inaugurada a sucurssal de Fortaleza. A partir da sua oficialização a Nordestv poderá extender seu sinal para outras cidades do interior cearense. A nordestv encontrase no facebook para tirar qualquer dúvida sobre suas futuras pretenções, quem se sentir prejudicado com a ausencia do sbt pode deixar sua indgnação no site do sbt www.sbt.com.br e clicar no link "pesquisa de sinal" na parte inferior da tela.